4.8.11

Descobrindo a Animação: O que é Pixilation?

O nome Pixilation vem do termo em inglês “pixilate”, que significa “enfeitiçar” e usa seres vivos para produzir as animações. O pixilation se apropria da fotografia em sequência (stopmotion), para realizar a animação, onde as pessoas reproduzem posições que nunca seriam possíveis na vida real criando essa sensação de estarem  “enfeitiçados”.

Tudo começou com Èmile Cohl, considerado o pai da animação e seu amigo Georges Meliés, o “vovô dos efeitos especiais”. Meliés foi um ilusionista que se encantou com o cinema quando viu a famosa sessão dos irmãos Lumiere. Fez vários curtas metragens em Stopmotion, trucagens, tendo sempre como preceito a ilusão e a mágica para criar seus filmes.
O termo Pixilation foi criado durante as filmagens de “Two Bagatelles”, 1952, dirigido por Norman McLaren, no qual o animador canadense Grant Munro participou da produção. Não se sabe ao certo quem inventou o termo: pode ter sido McLaren ou Munro.
Hoje esse estilo virou um hit, tanto entre diretores famosos quanto com pessoas comuns que possuem o hobbie de criar seus filmes e postá-los na internet. Podemos considerar essa técnica como fácil, pois não exige um equipamento muito sofisticado, basta ter uma boa ideia, uma câmera e paciência para tirar fotos consecutivas.
Um bom exemplo de pixilation é o videoclipe Her Morning Elegance (Sua Elegância Matinal), do músico Oren Lavie, produzido por Yuval & Merav Nathan.


Confira agora, o curta Neighbours (Vizinhos), produzido pelo mestre do Pixilation, Norman McLaren, em 1952.



Norman (Stirling, 11 de Abril de 1914 — Montreal, 26 de Janeiro de 1987) foi um dos maiores animadores da história, pelo seu imenso processo criativo unindo arte e animação numa perfeita simbiose, explorando diferentes formas de expressar sua arte, sempre questionando diferentes técnicas na realização de projetos.
Suas criações sempre fugiam das animações convencionais de sua época, usava conceitos que não seriam possíveis de serem explorados em outra mídia além da animação, com tanta expressividade filosofia, exploração da imagem, ritmo e som.
Uma de suas grandes obras foi Neighbours. Usando fotos de atores reais com a técnica stop motion, o filme conta a história de dois vizinhos que vivem em harmonia, até que um outro símbolo surge em suas vidas e transforma essa harmonia em um grande conflito. O curta recebeu o Oscar de melhor curta-metragem em 1953.
McLaren trabalhou durante muitos anos como diretor do departamento de animação do maravilhoso National Film Board of Canada.

Outros produtos audiovisuais que usufruem da técnica:

Un Homme de Têtes (1898) - Georges Meliés





The Haunted Curiosity Shop (1901) - W. R. Booth




Gymnopedie No. 1 - Norman McLaren



Everytime by Oi Va Voi ( 2009) - Katarzyna Kijek & Przemysław Adamski




O Mais Vendido Mombojo (2007) – Trama


Postado por Deoos TV
Luciana, Gregorio, Marcos, Sabrina, Anderson e Andressa.

Curta nosso FACEBOOK e siga-nos no TWITTER para acompanhar os posts diários de DEOOS TV

Um comentário:

Jücca de Melo disse...

http://vimeo.com/17457413
Mati Kütt


Queria ter visto o que passou no Anima Mundi deste ano... Só achei este dele e um trailer do que passou lá.